Jesus Transforma água em Vinho

João 2:1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
João 2:2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
João 2:3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
João 2:4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
João 2:5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
João 2:6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
João 2:7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
João 2:8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
João 2:9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
João 2:10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.
João 2:11 Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
João 2:12 Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

About these ads

Publicado em julho 31, 2008, em Jesus Cristo e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 70 Comentários.

  1. Reginaldo Foresto

    Se a biblia condena a bebida alcoolica, então qual a finalidade de Jesus transformar a água em vinho?

    • ola reginaldo veja bem meu amigo a biblia ela nao condena a bebida alcolica , e sim o excesso, tanto no beber como no comer reveja ai na sua biblia ta ok!

      • mas a biblia também diz: se comer carne escandalisa seu irmão não coma.. se vc como um cristão beber bebida alcoolica na frente de um impio ou até mesmo na frente de um irmão vc estará escandalizando a palavra de Deus.

    • jesus transformou a agua em vinho pois ele estava na festa de caná da galileia e o vinho tinha acabado, entao maria sua mãe pediu para ele transformar a agua em vinho que foi o 1º milagre de jesus! na biblia não tem escrito se jesus tomou ou não o vinho que ele fez.

      • Irmã, leia a biblia por favor!!! Pare de dizer abobrinhas… Não brinque com a palavra de DEUS!!

    • Jesus, fez a transformação da agua para o vinho
      para que todos soubessem
      que ele tem a capacidade de fazer qualquer transformação.
      o ruim ficar bom
      o doente ser sarado
      o morto reviver
      até mesmo fazer o rico arogante ficar pobre e se humilhar e reconhecer que nada pode fazer aqui neste mundo se o senhor não permitir.
      Veja a transformação de Saulo para Paulo
      o feio ficou belo atos 9: vers 3 ao 24

    • Bom respondendo a sua duvida, naquela epoca vinho era suco de uva e tbém vale lembrar que á Bilblia relata que um copo de Vinho faz bem pra vida do homem…. e não beber o bar inteiro…… enquanto não vê o fim não para de beber.

      • Suco de uva?
        Solange querida, vinho sempre foi vinho e não suco de uva.
        Caso não fosse, a bíblia não o trataria como bebida inebriante.
        Tem muita gente alienada.
        Deus não quer que o fiquemos louvando 24hs por dia.
        Jesus já ensinou o Pai Nosso para evitar estes “choros” e “lamentos” repetitivos.
        Deus é um Deus de amor.
        Não percam seus valores.

      • seria bom se todas as pessoas pensassem como voce Solange, mas vc refletiu o que Espirito Santo te iluminou para passar as pessoas, q Deus te abençoe.

    • O vinhos era da fruta, não afermentado.!!!

      • Caríssimo Paulo. O vinho só é feito através da fermentação da uva.
        Por que tanta gente “fecha os olhos” para a verdade?
        Por que este medo todo de admitir que não são estas coisas que nos fazem mal.
        “NÃO SÃO NOSSOS CONCEITOS MAS SIM NOSSAS AÇÕES QUE NOS DEFINEM”.
        “A FÉ SEM AÇÕES É MORTA”
        Ao invés de falar tanta besteira, doemos agasalhos, comida e que possamos passar a palavra para quem necessite pois nem só de pão vive o homem.
        Façamos!

    • alcolisno é um meio de te deixar longe da salvação
      exagerar pode o prejudicar

      • Você nunca leu o livro de Habacuque? No capítulo 2 versículo 15 está escrito: “Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, adicionando o seu furor e o que embebeda para ver a sua nudez !” Então JESUS contra diz o que DEUS determinou.

    • Bem amado, jesus transformou agua em vinho porque queria nos deixar a mensagen de que na santa ceia ele disse:- bebei do sangue(vinho) sangue derramado por min na crus do carvalho, sangue de jesus ser salvo,lavado no sangue de jesus. bebida alcoolica? tudo que é em exageiro é errado até refrigerante ok.. leia a biblia e pessa ao espirito santo direção.

    • joao dornelles

      a intencao de jesus nao era insentivar a embriagues mas trazer alegria ao casamento ,uma vez que esta tinha acabado

    • O VINHO EM QUESTÃO TRATA-SE DO MOSTO O SUCO DA UVA ,O PRIMEIRO ESTÁGIO DO QUE APÓS FERMENTADO TORA-SE VINHO,NADA MAIS ERA DO QUE SUCO DE UVA AÇUCARADO SEM NENHUM TEOR ALCOLICO!

      • Rubens, se leu a Bíblia plenamente, sabe que o vinho em referência não é mosto e sim vinho mesmo.
        Tanto que o comentário é que, “o melhor vinho foi servido no final”.
        Pq tanta negação do óbvio?
        Não é pecado beber.
        O pecado é perder o controle sobre a bebida, deixá-la abrir o portal do espírito para que sejamos fracos e deixemos que o mal nos submeta.
        A gula é pecado…
        Enfim, o excesso é pecado
        Assim como orar em demasia também o é…lembre-se do Pai Nosso e a indagação de Jesus quando ensinou a oração ao homem.
        Não deixe que a sua Fé em excesso se torne em fanatismo.

      • Irmão, continue com esse entendimento, amém! Se fortaleça mais, lendo provérbio 23 versículo 31 a 35. Fique na paz do Senhor JESUS!!!!

    • a agua qe Jesus transformou em vinho nao tinha alcool pois naqela epoca o vinho era basicamente o suco de uva. Nao fale sem conhecer do qe esta falando, leeia a biblia pois Deus nao mente e é fiel!

      • Vc não deveria falar sem conhecer também.
        Esta sua afirmação de que vinho era suco de uva é pura falta de conhecimento.
        Se vc lê a Bíblia e fica se enganando achando que a dúvida é pecado, não leia.
        Esta escrito que quando estiver lendo a Bíblia, peça orientação espiritual para que tenha bom entendimento.
        Pelo visto vc não está entendendo o que está lendo

      • bom, meu caro Marcos Vinicius a Palavra diz: Perseverai na oração, vigiando com ações de graça” (Colossenses 4.2). “Orai sem cessar” (II Tessalonicenses 5.17). Eu não sei aonde vc viu na biblia que orar demais é pecado, é de bom grado que queira ensinar , mas ensine o correto por favor e não aquilo que vc acha ,E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará :João 8:32. Eu estou te corrigindo e colocando referencias, faça o mesmo, nos diga aonde está escrito o que disse !! Fica na Paz

    • jose alves e melo

      o vinho na epoca nao continha alcool era o suco de uva puro fermentado e que hoje representa a alegria do espirito santo fica na paz e a bliblia ainda contena o alcool

      • Fique alerta!!! O suco de uva fermentado é alcóolico . Vc não sabe? Quem falou pra vc que a alegria do Espírito Santo é beber suco de uva fermentado (vinho). Acorde !!! Se JESUS voltar hj… vc fica!!!

    • ele fala que não se embriaqueis de mais .

  2. Reginaldo Foresto

    Um cristão que trabalha na obra, tem um ministério, prega a palavra em um pulpito, faz evangelização, penso eu que essa pessoa tem que ser exemplo, correto?

    Então se ela vende cigarro e bebida alcoolica é certo?

  3. O vinho é o simbolo da alegria da festa. Era comum colocar o vinho bom no começo da festa para depois colocar o ruim no final.
    Quando Jesus transforma água em vinho podemos observar que o o mestre-sala ve que o ultimo vinho ou seja o vinho transformado era melhor que o vinho do começo da festa. Isso não significa que o vinho servido no começo da festa era ruim, pelo contrário, era o melhor vinho, mas o que Jesus transformou era melhor ainda. Assim Jesus faz com nossa vida, as vezes temos alegria e vivemos o melhor que podemos viver, mas quando Jesus transforma nossa vida ela fica ainda melhor.

    • sim, quando jesus nos transforma e se vc dar lugar ao senhor sua vida sera bem melhor em todos os sentidos,financeiras sentimental, seja ela qual for.

    • Uma bela interpretação sobre o que Jesus faz em nossas vidas sem olhar “fisicamente” ao texto do vinho como tantos discutindo que “alcóol é pecado”.
      Siga suas orientações para as leituras, terá sempre as respostas corretas.

      • Marcos, vc esta correto sobre o vinho, mas não quanto a oração. Esta escrito em I Tessalonissence 5:17 “Orai sem cessar”. Se pudermos devemos estar em constante oração, ainda que em pensamento.

  4. Este milagre, referido unicamente no Evangelho de S. João, é apresentado como o primeiro que Jesus operou e nessas condições, devera ter sido um dos mais notados. Entretanto, bem fraca impressão parece haver produzido, pois que nenhum outro evangelista dele trata. Fato não extraordinário era para deixar espantados, no mais alto grau, os
    convivas e, sobretudo, o dono da casa, os quais, todavia, parece que não o perceberam.
    Considerado em si mesmo, pouca importância tem o fato, em comparação com os que, verdadeiramente, atestam as qualidades espirituais de Jesus. Admitido que as coisas hajam ocorrido, conforme foram narradas, e de notar-se seja esse, de tal gênero, o único fenômeno que se tenha produzido. Jesus era de natureza extremamente elevada, para se
    ater a efeitos puramente materiais, próprios apenas a aguçar a curiosidade da multidão que, então, o teria nivelado a um mágico. Ele sabia que as coisas úteis lhe conquistariam mais simpatias e lhe granjeariam mais adeptos, do que as que facilmente passariam por fruto de grande habilidade e destreza.

    Segundo Kardec, através da modificação da propriedade dos fluidos poder-se-ia explicar a transformação da água em vinho?

    R – A transformação da água em vinho, se ocorrida de fato, pode ser explicada pela ação do magnetismo de Jesus. Através de uma transformação fluídica nas propriedades da água, Jesus pode ter lhe dado o sabor do vinho, o que é pouco provável, afirma Kardec, porque, nesta hipótese, a água, tendo do vinho unicamente o sabor, houvera conservado a sua coloração, o que não deixaria de ser notado pelos presentes.

    Qual a hipótese mais provável para explicar esse episódio?

    R – Todos os atos de Jesus e todo o ensinamento por ele deixados são de natureza puramente espiritual. Jesus não praticou um só ato que não trouxesse um ensinamento moral ou que aliviasse a dor de alguém. Admitindo-se como reais os fatos narrados, vemos que se trata de um ato de efeito puramente material, que contraria a pedagogia de que se utilizou para transmitir aos homens a sua mensagem. Como ressalta Kardec, seria um ato de efeito puramente material e que apenas serviria para atrair a curiosidade do povo, sempre sensível aos fenômenos que consideravam sobrenaturais.
    (A Genese Cap.XV item 47.

    • Cuidado com o que vc fala !!! O diabo está cirandando na sua mente.

    • Jesus não só fez um, mas vários atos com intuito moral e alivio de dores. Ex: a ressurreição de Lázaro foi alivio de dor para suas irmãs. A visita a casa de Zaqueu é uma lição de moral para os que julgam. Vc deveria ler um pouco mais a Bíblia. A mesma diz que por falta de conhecimento um povo foi destruído.

  5. A água possui na composição de um atomo, 66,6% de hidrogênio e 33,3% de óxigênio. Para haver uma transformação para vinho seria necessário colocar na composição nitrogênio e carbono entre outras coisas. Para fazer isso seria preciso ter um reator atômico com acelaração termonuclear. mas ainda assim não haveria energia bastante para fazer isso. ou seja só Deus faria isso.

  6. Por mais que o homem tente explicar por variaveis idéias e pensamentos, por mais que sua mente tente imaginar como que Jesus fes isso não conseguira. Pois isso é coisas de Deus, ou seja loucura aos homens comuns. Jesus sendo 100% homem e 100% Deus é claro que poderia transformar água em vinho com seu poder sobrenatural nos mostrando o seu poder e que por mais que o homem te ofereça coisa boa o de Deus será sempre melhor.

  7. Amado, o vinho naquela época era uma bebida que fazia parte da cultura judaica.

  8. Na bíblia ( palavra de Deus revelada aos homens pelo Espírito Santo) está escrito
    que Jesus andou por toda a parte só fazendo o bem, é claro que o vinho daquela época não era maléfico como o de nossos dias se assim fosse Jesus jamais teria transformado água em vinho. Se liga meu irmão vc deve procurar conhecer mais o nosso Senhor
    e Salvador JESUS CRISTO. Ele tem poder para transformar a tua vida. Eu ja vi Jesus Cristo tranformar cachaça em leite e cigarros(drogas) em pão. voce sabia disso? Pois é, muitos beberrões e fumantes aceitaram Jesus e hoje estão comprando pão e leite para os filhos que ficavam chorando de fome em casa enquanto ele gastava todo o seu dinheiro nos botecos. Louvado seja o Nosso Deus para todo o sempre..amém.

    • Meu irmao, podemos brincar com tudo, mas com Deus nao se brinca
      Jesus, se transformou a agua em vinho é para se certificar que realmente é o filho de Deus.
      Isto significa que VC é a agua, e deves ser transforma como o vinho e seras agradado perante os olhos das pessoas e em cristo.

  9. Se ele queria mostrar que poderia fazer qualquer coisa, por que não tranformou a água em coca-cola zero ou suco de tomate? esse explicação não convence.

    • fábio soares de oliveira

      Não brinque com o poder de Jesus pois Ele não é só amor; Ele é também fogo consumidor (Hb 12:29). Ele voltará não como Cordeiro de Deus, mas como Leão da tribo de Judá, e aqueles que brincam com Ele vão ter que se dobrar perante Ele, e serão lançados no lago de fogo e enxofre que nunca se apaga

  10. Só posso aconcelhar te que aceita Jesus dentro de ti, e seras transformado uma outra pessoa
    Assim como a lavra depois de descobrir que esta no mao caminho, resolveu transformar-se em borbuleta. Depois da sua transformaçao todo o homem, crianças como adultos o adoram.

  11. um dia tb nao entendia o agir do Senhor , era incredula , mas Ele, o meu Senhor entrou na minha vida de forma tal que hoje sou cem por cento Jesus .Ele estava em uma festa de casamento: foi convidado a estar lá. o vinho que simboliza alegria, acabou: Nao tem festa sem alegria , e Jesus estava ali e podia fazer milagres. talvez o vinho tenha acabado no teu casamento , talvez so tenha agua ,perdeu a cor, o sabor, e a festa nao tem mais sentido. Se vc convidar Jesus a participar da sua festa , Ele transforma tudo e deixara ainda melhor do que foi um dia . Ele fez isso no meu casamento, e sei que pode fazer no teu tb. Ele te ama .

  12. paulo silva da costa

    Oi a paz pra todos a Bíblia sagrada condena a bebida alcoólica ou seja vinho cerveja etcc.. Jesus transformou a agua em vinha pra provar pro seus discípulos que ele era o filho de deus como assim diz no final do capitulo (joão 2 -11Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.)
    Deus não é Deus de confusão se você ler a Bíblia você vai ver que só tem condenação contra o vinho quem pode dizer que aquele vinha que jesus transformou não podia ser um simples suco de uva como diz em (provérbio 20-1 O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.) quando paulo abençoou a timótio a beber um pouco de vivo foi por causa da sua saúde timótio teve uma bença especial não esta dizendo pra vc ser um cachaceiro a palavra de deus não diz que beber vinho é pecado mas diz pra nos não tomarmos então então se diz pra nos não tomarmos então que dizer que o vinho não é licito é condenado por DEUS então amados analise a Bíblia que vcs vão ver a verdade vós digo o que DEUS condena esta condenado

  13. naquele momento faltou o vinho não água,se fosse o contrário creio que faria o mesmo obs:outra passagem para nós meditarmos, Mateus 7:9-10. Ou qual dentre vós o homen que,se o seu filho lhe pedir pão,lhe dará uma pedra?
    Ou se lhe pedir peixe,lhe dará uma serpente.Faltou, oque, agua ou vinho, então, é óbvio, que ele, teria que providenciar, era realmente o vinho.

    • Pelo AMOR de DEUS, leia a bíblia e pare de teclar besteira !! Vc está totalmente enganado. Ore a DEUS para que ELE te dê conhecimento( lendo a bíblia) sabedoria e discernimento. Graça e paz!!

  14. ok. gostei de sua resposta valeu

    • Bom,a palavra não nos diz nada se haviam pessoas embriagadas nesse casamento,tendo em vista que já haviam bebido bastante porque cada talha comportava por volta de 120 litros,vezes seis teríamos a quantia de 720 litros e podemos entender que beberam a mesma quantidade a qual Jesus iria usar para se fazer a água em vinho.E a própria Bíblia diz a respeito do sacerdote não beber bebida forte (Lv 10:8-10) e quem são os sacerdotes?Em 1 Pedro 2:9 ficamos sabendo quem é o sacerdote!

  15. Então podemos entender que o vinho a qual Jesus milagrosamente fez,assim como o que já haviam bebido não era alcólico

  16. eu penso o seguinte: se fizermos uma analogia de nossa vida com as bodas de canã, certamente ela ficará melhor se deixarmos o Senhor agir nela, transformando aquilo que não tem cheiro, côr e sabor em alegria. agora é que a “festa começa a ficar boa!”

  17. ENTRE TANTAS PERGUNTAS E RERSPOSTA EU TENHO A SEGUINTE RESPOSTA.
    AGUA TEM ALCOL?CLARO QUE NÃO E FOI DA AGUA QUE JESUS FEZ O VINHO
    FACIO A BIBLIA E SIMPLES

    • Meu caro, primeiro as pessoas precisam saber o que é vinho e como ele é feito. Você sabe o que é vinho? Vinho é a fermentação do mosto da uva(suco) e nesse processo o mosto fermenta e cria álcool etílico naturalmente. Muitas pessoas acham que o álcool do verdadeiro vinho é colocado depois para embriagar as pessoas. Nao é assim. Você pode fazer vinho de laranja, é só deixar por 40 dias e o suco fermentará e criará um álcool bem forte. Sabia disso?

      Deus não quer que escadalizemos a obra dEle, pois vinho em excesso traz alegria da carne na qual faz com que demos mais vazão as obras da carne. O embriagar-se é proibido, mas tomar vinho e escandalizar a seu irmão também é proibido. Esqueça essa história de que vinho não tem álcool. Vinho é vinho. Mosto é mosto. Nós precisamos ser fiéis é só isso.

      Veja que o mestre sala diz que o bom vinho voi guardado até perto do fim da festa em João 2:10, certamente o mestre-sala não tomou suco de usa, senhores.
      Por favor! As pessoas inventam coisas que não estão na Palavra de Deus para sustentar sua fé mal ensinada. Apenas estude e entenda o que está escrito.

      Em suma bebida alcóolica pode fazer mal para a vida espiritual de qualquer pessoa então o bom é ficar bem longe dela.

      Espero que tenha entendido agora!

  18. Da onde se tira a conclusão que não havia alcool no vinho ??? Pra mim, vinho tem alcool, se não tivesse teriam escrito que Jesus transformou agua em suco de uva … e alias, o q tem de mais beber um vinhozinho ???

  19. jesus transformou agua em vinho, e não suco de uva. Imaginem jasus chega em uma festa de casamento e transforma agua em suco?. De onde tiraram essa idéia!! (imaginem, o povo estava em uma festa, e festa é sinonimo de alegria, ou seja o povo estava se alegrando com suco?.)leiam a biblia que saberás que o vinho continha alcool sim.

  20. Eu acredito que tinha alcool sim,a Bíblia diz; Não embreagues com o vinho que leva a libertinagem, mas encheivos do Esperito Santo.
    Suco de uva não embreaga ninguém.

    • Ismael, vc está se contradizendo. Primeiro diz que tinha álcool depois diz que era suco de uva. A que conclusão vc chegou? Leia a bíblia (Isaías 65 versículo 8). Acoooooooooooooooordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

  21. gilson errado meu querido embreaga sim vai ler a biblia direito noe ele plantou uma vinha tomou do suco tanto que ficou bebado

  22. MEUS AMADOS O VINHO DEPOIS DE FERMENTADO ELE PASSA ATRE ALCOOL, ISTO E
    UMA COISA NATURAL DO SUCO DE UVA .
    NAQUELA EPOCA O VINHO ERA FEITO COM OS PÉS, AMASSAVA A UVA EM UM TONEL ATE SE TER O SUCO PURO DA UVA, E DEPOIS O SUCO SOFRIA UMA TRANSFORMAÇÃO QUE ERA A FERMENTAÇÃO, APARTIR DAI ELE PASSAVA A TER ALCOOL.
    ENTÃO EU VOS AFIRMO QUE O VINHO NA QUELE TEMPO TINHA ALCOOL SIM

  23. Eu acredito que a biblia é clara ao mencionar o milagre realizado por jesus. Como servo de Deus, eu não me sinto no direito de julgar se Jesus estava certo ou errado em transformar a agua em vinhou ( ou suco de uva ). Acho que quando afirmamos ser suco de uva e não vinho, estamos julgando as ações de Jesus, segundo nossos conceitos, e não segundo aquilo que a palavra de Deus nos transmite através da Bíblia. Deus não deixa seus filhos confundidos. O texto na biblia é bem claro. Porém nós cristãos estamos fechando os olhos para o culto racional, esquecendo de lado a biblia, e seguindo em alguns casos, a opnião de líderes que não possuem preparo sequer de uma simples interpretação de texto.
    nota: eu sou desfavoravel ao uso da bebida, mas acredito que a evangelização deve estar fundamentada em algo concreto e verdadeiro

  24. Jesus não tinha irmãos…..irmãos naquele tempo…e tb em Jerusalem tinham significados diversos,já comprovado em nives academicos..

  25. com toda certeza o Senhor Jesus tornou a água em vinho e não em suco de uvas, isso é comprovado pelos ciêntistas não cristãos que testificam uma infinidades de beneficios vindos do vinho tinto, mas não da embriaguês, tudo demais é sóbra! falo? amém.

  1. Pingback: ÁGUA EM VINHO | Mariano B. Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 174 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: