A Parábola das 10 Virgens (3)

Parable%20of%20Wise%20Foolish%20Virgins

Mateus 25:1: “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.”

25:2: “Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.”

25:3 “As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;”

25:4: “no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.”

25:5: “E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.”

25:6: “Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!”

25:7: “Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.”

25:8: “E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.”

25:9: “Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.”

25:10: “E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.”

25:11: “Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!”

25:12: “Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.”

25:13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”

Existem aqueles que conhecem os mandamentos e promessas de Deus, mas não permitem que eles transformem sua vida. Da mesma forma que os ouvintes do solo rochoso da parábola do semeador, aceitaram a verdade com alegria, mas não fizeram dela a força motivadora de sua vida.

Na parábola, as dez virgens saíram ao encontro do esposo. Todas tinham lâmpadas e frascos. Por algum tempo não se notava diferença entre elas. Assim é com a igreja que vive justamente antes da segunda vinda de Cristo. Todos têm conhecimento das Escrituras. Todos ouviram a mensagem da proximidade da volta de Cristo e confiantemente O esperam.

Como na parábola, porém, assim é agora. Existe um tempo de espera; a fé é provada; e quando se ouvir o clamor “Aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!”, muitos não estarão preparados. Não têm óleo em seus vasos nem nas lâmpadas. Estão destituídos do Espírito Santo.

A teoria da verdade, se não estiver acompanhada da presença do Espírito Santo, não é suficiente para santificar o coração. Pode-se estar familiarizado com os mandamentos e promessas da Bíblia, mas se o Espírito de Deus não introduzir a verdade no íntimo, o caráter não será transformado. Sem a iluminação do Espírito, os homens não estarão aptos para distinguir a verdade do erro.

Ouvindo o clamor das cinco moças insensatas, à porta da casa do banquete, aprendemos mais algumas coisas. A primeira é que certos itens não podem ser obtidos no último minuto. O relacionamento com Cristo é um deles. Não podemos esperar estar prontos para Ele sem um preparo feito com antecedência.

Segundo, há coisas que não podemos tomar emprestadas. Assim como as insensatas não podiam tomar óleo emprestado das amigas prudentes, também não podemos tomar emprestado o relacionamento com Deus. Cada um tem que desenvolver o seu.

About these ads

Publicado em novembro 9, 2009, em Parábolas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. me ajudem visitando e divulgando meu blog
    (quartosabio.blogspot.com)

  2. com referencia a parabola exposta, sou judeu, e vou mandar um estudo a respeito dessa palavra no contexto judaico da questão

  3. Olha sem comentários esse site é maravilhoso! Toda essa equipe está de parabéns pelo ótimo trabalho realizado neste site. Se pelo menos metade dos site na net colocassem um pouco desses conteúdos nosso mundo não estaria do jeito que está. Obrigado por tudo, e que Deus possa sempre dar forças a vocês para continuarem este maravilhoso trabalho que concerteza é de Deus! Fiquem com Ele.

  4. João josé Alves

    158- NOVA “ORDEM”,OU MENTIRA MUNDIAL?
    A falta de conhecimento dos seres humanos chegou até o ponto de crer que algum governante político, terá condições de criar uma nova ordem mundial.
    No passado um doido chamado Adolfo Hitler, tentou fazer isto, mas, foi-se ele e a sua laia, para prestar contas com o Eterno. Só Judeus, foram mortos, segundo se sabem, 6 milhões. A história do passado nos mostra claramente que nenhum homem poderá estabelecer uma nova ordem mundial. A Alemanha, nunca mais se erguerá para que se repitam tão tremendas loucuras, ou nenhuma nação terá condições de implantar esta tal de nova ordem que muitas pessoas sem conhecimento querem advogar. Estamos vendo na internet, a palhaçada que muitas pessoas estão fazendo para amedrontar as massas que vivem sem Deus no mundo, e acreditam em todo o tipo de mentiras que ouvem. O objetivo destes enganadores é vender DVDS, e livros mentirosos com profecias falsas,visando apenas ganhar dinheiro,porque hoje,o Deus de muitas pessoas é o dinheiro. O que está faltando, é Deus, na vida destas pessoas, para que elas deixem de acreditar nas mentiras da internet. A nova ordem mundial é isto aqui. Vejam Daniel 2:44;diz:”Mas,nos dias destes reis,o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído;e este reino não passará a outro;esmiuçará e consumirá a todos estes reinos,e será estabelecido para sempre.”Este é o reino que Jesus nos ensinou a pedir na oração do pai nosso.Mat.6:9,10;
    O que vai acontecer com os reinos políticos e os seus governantes, é que muito em breve Deus vai por termo em tudo. Vai destruir a todos os reinos políticos da terra, para que ele, Deus, possa implantar um novo céu, e uma nova terra em que habitará a justiça. É verdade que, os governantes políticos, enquanto Deus não interferir, VÃO CONTINUAREM A DESTRUIR a muitas pessoas, como vem acontecendo atualmente; mas,eles não farão nenhuma nova ordem mundial por causa da suas incapacidades humanas.Só Deus terá capacidade para fazer uma nova ordem eterna,em que habita a justiça. Mas, o ser humano é como eu e você; não valemos nada se Deus não estiver conosco. Toda a humanidade está com os seus dias contados. Quem não morreu nos cataclismos que estão rondando a terra, não escapará dos próximos, com a exceção dos que Deus estiver protegendo, ou guardando para o arrebatamento, ou mesmo que morram antes Deus prometeu guarda-los dizendo: Mil cairão do teu lado, e dez mil a tua direita, porem, tu não serás atingido.”.

  5. João josé Alves

    48-A PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS, O CLAMOR DA MEIA NOITE, A PORTA FEIXADA E O JULGAMENTO DO POVO DE DEUS. (Este estudo contém 14 perguntas, com respostas bíblicas.). MATEUS 25:1-13;
    A PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS NÃO É UM ACONTECIMENTO LITERAL, MAS, O RESULTADO DO PROCEDIMENTO DE PESSOAS QUE FISERAM UMA ALIANÇA COM CRISTO JESÚS. “ENTÃO O REINO DOS CÉUS SERÁ SEMELHANTE A 10 VIRGENS QUE TOMANDO AS SUAS LAMPADAS SAÍRAM A ENCONTRAR-SE COM O NOIVO. 2 CINCO DENTRE ELAS ERAM NÉSCIAS,E CINCO PRUDENTES. 3 –AS NESCIAS AO TOMAREM AS SUAS LAMPADAS,NÃO LEVARAM AZETE CONSIGO. 4 –NO ENTANTO,AS PRUDENTES,ALEM DAS LAMPADAS,LEVARAM AZEITE EM SUAS VASÍLIAS. 5 –E TARDANDO O NOIVO,FORAM TOMADAS DE SONO,E ADORMECERAM. 6 –MAS,A MEIA NOITE,OUVIU-SE UM GRITO.EIS O NOIVO!SAÍ AO SEU ENCONTRO. 7 –ENTÃO SE LEVANTARAM TODAS AQUELAS VIRGENS E PREPARARAM SUAS LAMPADAS. 8 –AS NÉCIAS DISSERAM AS PRUDENTES;DAÍ-NOS DO VOSSO AZEITE,PORQUE AS NOSSAS LAMPADAS ESTÃO SE APAGANDO. 9 –MAS AS PRUDENTES RESPONDERAM:NÃO!PARA QUE NÃO FALTE A NÓS E A VÓS OUTRAS;IDE ANTES AOS QUE VENDEM,E COMPRAI-O. 10 –E SAÍNDO ELAS PARA COMPRAR,CHEGOU O NOIVO,E FECHOU-SE A PORTA. 11 –
    MAIS TARDE, CHEGARAM AS VIRGENS NÉSCIAS, CLAMANDO; SENHOR ABRI-NOS A PORTA! 12 – MAS ELE RESPONDEU; EM VERDADE VOS DIGO QUE NÃO VOS CONHEÇO. 13 – “VIGIAI PÓIS, PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA.”
    1ºP. Quem são as 10 virgens de Mat. 25:1-13?
    R.2ºCor. 11:2; Mat. 13:23;São pessoas de todas as denominações ou grupos religiosos que fizeram uma aliança com cristo jesús.
    2ºp.O que significa tomar as suas lâmpadas e sair a encontrar-se com o noivo?
    R.Salmo 119:105;João 14:6;Significa tomar a bíblia, e tela como única regra de fé e prática,seguindo a jesús o noivo.3ºP. Quem são as cincos prudentes e as cincos néscias?
    R.Mat.13:25;São duas classe de pessoas que existem em todas as igrejas cristãs,que tem Jesús como único intercessor entre Deus e os homens;isto é,joio e trigo.
    4ºP.O que significa o azete,e quem os vendem?
    R.Apóc.3:18;O azete é todo material oferecido pela testemunha verdadeira.Quem os vendem é Jesús Cristo;que diz:Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo,para enriquecer-te,vestiduras brancas para te vestires,afim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez,e colírio para ungires os teus olhos,afim de que vejas.5ºP.O que significa os vasos que levam o azeite das virgens?
    R.Atos 9:15;Os vasos são as próprias virgens.
    6ºP.O que é a tardança do noivo?
    R.2ºPed. 3:9; É a grande longanimidade de Deus, não querendo que alguns se percam, mas antes que todos cheguem ao arrependimento.
    7ºP.O que é o adormecer das 10 virgens?
    R.Mat.25:3;Uma classe dorme na negligencia do dever;(virgens néscias) não levaram azeite consigo.8ºP.O que é o adormecer das virgens prudentes?
    R.O adormecer das virgens prudentes não atrai a ira de Deus contra elas,pois em 1ºTess.5:9,10;diz:”Porque Deus não nos destinou para a ira mas, para a aquisição da salvação,por nosso senhor Jesús cristo,que morreu por nós,para que quer vigiemos,quer durmamos,,vivamos juntamente com ele.”
    Note caro leitor como as virgens prudentes dormem nas corporações religiosas do nosso tempo.Quando eu era criança,os seguidores da bíblia não ia ao cinema porque era pecado.Mas hoje em dia, o cinema está dentro das casas dos chamados

  6. João josé Alves

    cristãos.No início das corporações evangélicas,houve grandes despertamentos;as prudentes vigiavam e estavam atentas;mas quando foi criado um princípio de fé,com uma luz então conhecida,em parte por esta igreja,e em parte por aquela,então as prudentes dormiram em suas corporações religiosas,por estarem presas em uma denominação tradicional.Elas gemem e suspiram,por causa das abominações que se cometem na igreja.(Ezq.9:6;)As virgens prudentes não concordam com a situação das igrejas atuais;envolvidas na política,nos jogos de futebol,a transgressão do santo sábado,e muitas outras coisas que são recomendadas pela palavra de Deus.Leia com atenção estes textos.Is.58:13,14;Ezq.20:12,20;Luc.23:54-56;Deut.22:5; Mat.19:9;Dan.2:44;2ºCor.6:14-18;Is,66:17;
    1ºCor. 14:33-35;João 13:1-15;Rom.16:16;1ºCor.16:20;As 5 virgens prudentes,estão dormindo;elas estão presas em uma denominação religiosa.Mas a meia noite ouviu-se um clamor,aí vem o esposo,saí ao seu encontro.Mat.25:6;
    9ºP.O que é a meia noite?R.A meia noite da história da humanidade,é um tempo de grandes trevas espirituais.Is.60:2;diz:”Eis que as trevas cobrirão a terra,e a escuridão os povos.”OApóstolo Paulo, referindo-se a este tempo,disse em 2ºTim.3:1-5;disse ele.”Sabe porém isto,que nos últimos dias haverá tempos trabalhosos”…Seria realmente um tempo em que as trevas estaria cobrindo a terra,e haveria grandes trevas espirituais sobre os habitantes da terra.Vivemos na meia noite da história da humanidade.Os acontecimentos suscedem em grandes proporções:Crimes,assaltos,roubos em toda as atividades humanas;guerras,terremotos,ciclones,cataclismos
    Por toda parte, homossexualismo, lesbianismo, a depravação e banalidade; o sexo depravado; a falta de justiça nos tribunais da terra; as mães não respeitam as filhas; os Paes não respeitam os filhos; e assim por diante; vivemos em uma época de grandes trevas espirituais. Já conta-se com centenas de anos, quando o relógio profético marca meia noite na história da humanidade; os homens andam as apalpadelas, estão cegos, a internet, a tv. tornou-se as maiores causas das desgraças da humanidade. É a perdição eterna que esperam a maioria das pessoas. As prostitutas estão dentro das casas dos evangélicos. Não se pode fazer mais nada, diante das intensas trevas que estão sobre a terra. Os homens não enxergam a gravidade da situação, estão cegos porque as trevas os cegaram. ”É nesse tempo que começa o julgamento pela casa de Deus. (1ºPed. 4:17;)
    10ºP.O que é o clamor da meia noite?
    R.É uma mensagem de despertamentos para as virgens,mostrando-nos a verdadeira condição das igrejas.Note caro leitor;que foi só depois do clamor da meia noite,que as virgens néscias notaram que não possuíam o azeite.O azeite como você já viu na pergunta nº4,é exatamente uma mensagem que a testemunha
    Verdadeira traz para as virgens néscias; Apóc. 3:18;mostrando-nos que elas precisam de fé;(o ouro)1ºPed.1:7;”Precisam da justificação pela fé em Cristo.(Vestiduras brancas para te vestires.)Apóc.3:18;Apóc.19:8;as cincos virgens loucas alimentam-se das tradições de suas igrejas,elas justificam-se por pertencerem a uma denominação:Is.4:1.São seguidoras da tradição da igreja,querem estar justificadas por isso,e não notam sua falta de fé,sua negligencia,seu comodismo,e o mundanismo em suas igrejas.Por isso,Cristo está batendo em sua porta ó virgens néscias!Ele oferece o colírio para os olhos afim de que vejas;Apóc.3:18;”(ULTIMA PARTE.”),Jer.5:21.As virgens loucas não têm discernimento espiritual,por isso,são chamadas,virgens loucas ou néscias e tolas.Elas não estão vendo a sua verdadeira condição perante Deus.Por isso,a meia noite da história da humanidade,Deus traz uma mensagem de reprovação para as igrejas deste tempo.Desde a reforma do século dezesseis,Deus tem trazido uma mensagem de alto clamor para despertar uma igreja adormecida no pecado.
    11ºP.O que é o diálogo angustioso que ocorre entre as virgens?
    R.É o desacordo pelas verdades apresentadas que põe a descoberto a falta de azeite
    Entre as virgens néscias. Mat. 25:9;
    12ºP.Desde quando as virgens néscias devem ir comprar o azeite?
    R.Desde o dia que você sentir que está em falta para com Deus,quando em sua leitura bíblica,descobrir verdades que sua igreja não está praticando,quando algumas novas verdades chegarem ao seu conhecimento,então é nesta hora que você deve comprar o azeite.Apóc.3:18;é nesta hora que ocorre o julgamento da igreja.Apóc.3:3;1ºPed.4:17.As virgens néscias estão sempre disendo;eu vou normalizar a minha vida com Deus;eu vou…E nunca vão.Até que há uma discórdia por parte das virgens prudentes,contra o pecado na igreja introduzido pelas virgens néscias.Esta é a hora que você deve atender,permanecendo ao lado da verdade.Diz a testemunha verdadeira em Apóc.3:20.”Eis que estou a porta e bato;
    Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo. Mas as virgens néscias não fasem uma entrega total a Cristo. (O NOIVO).
    13ºP.Onde elas foram buscar suprimento para suas lâmpadas?

  7. João josé Alves

    R.O evangelho nos diz que elas foram buscar suprimento para suas lâmpadas, e voltaram.Mas,perguntamos:Será que elas foram na verdadeira fonte,Apóc.3:18;ou onde foram?Queira notar prezado leitor, que sempre quando surge uma mensagem de despertamento em uma igreja, os superficiais conservadores virgens néscias,não aceitam.Por isso eles vão buscar orientações dos seus Ministros e pastores para lhes apaziguar a consciência.Jer.6:14;diz:”curam a ferida do meu povo levianamente,disendo paz,paz;quando não há paz.”Estas virgens loucas buscam suprimento para suas lâmpadas,dos falsos pastores;(INTERPLETAÇÃO FALSAS DA BÍBLIA,PARA LHES APAZIGUAR A CONCIÊNCIA).
    14ºP.Quando elas bateram na porta,e a porta estava fechada?
    R.Estas virgens loucas permanecem com suas reuniões em franco funcionamento,
    Com suas interpretações absurdas da bíblia,para não guardar os mandamentos de Deus;umas continuam intrometidas na política,outras nos jogos de futebol, o mundanismo,com gritarias nas reuniões,outras envolvidas em adultérios ou mesmo em homossexualismo,também outras continuam transgredindo vários deveres recomendados na palavra de Deus.Mas,quando elas oram a Deus,(ÍSTO É,QUANDO ELAS BATEM NA PORTA,A PORTA ESTÁ FECHADA);
    Mat. 7:7, 8;diz:”ao que bate se abre,ao que pede recebe,e ao que busca encontrará…”Mas para as virgens loucas,a porta está fechada.O Senhor atende somente a oração dos justos;Prov.15:29.Para as virgens loucas,a porta está fechada;Jer.7:16;e elas clamam o Senhor, e disem:”Senhor abre-nos.E ele respondendo disse:Em verdade vos digo que não vos conheço.Mat.25:12.Esta é a situação da grande maioria nas igrejas deste tempo;a porta está fechada;as orações não são ouvidas,e nem atendidas,(outro espírito opera nos filhos da desobediência).
    As pessoas continuam doentes nas igrejas deste tempo, apesar de Jesús ter levado.
    Todas as nossas enfermidades; Is. 53:4-7.Para as virgens néscias,a porta está fechada.Diz Jesús o noivo,não vos conheço…Portanto,suas orações não serão ouvidas,enquanto permanece como virgens loucas.Mas para as 10 virgens,o conselho divino é…”Vigiai pois,porque não sabeis o dia nem a hora que o filho do homem virá.”Apóc.3:3;e se não vigiares,virei sobre ti como ladrão,e não saberás a que hora virei sobre ti”.Em 1ºPed.4:17;e Ezeq.9:4-6;nos mostra que o julgamento de Deus,começa por aqueles na igreja que permanecem como virgens néscias.
    (VIGIEMOS, pois, para que não sejamos surpreendidos como as virgens loucas, nesta época de densas trevas espirituais,quando as trevas cobrem a terra,e a escuridão os povos. Is. 60:2; Mas, para as virgens que realmente são prudentes,,não há nenhum julgamento condenatório:João 5:24;Rom.8:1.Para as virgens prudentes não há nenhuma condenação.”Não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesús,que não andam segundo a carne,mas segundo o espírito.
    Para “aqueles que estão vivendo toda luz que têm, não há nenhuma condenação”
    A PÁZ DE DEUS PERMANEÇA EM VOSSOS CORAÇÕES. AMÉM.

    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=93428908&am

  8. todos nós tem que se preparar Breve Jesus virá, as Virgens gritavam: Abri-os ás portas Senhor, era tarde demais, era quase meia noite, e você ainda dormindo, cadê seu azeite?
    O noivo vem aii…

  9. Gostei essa ea unica palavra q produz. Liberdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 181 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: