Morte do Rei Saul

1 Samuel 31:3 Agravou-se a peleja contra saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu.
1 Samuel 31:4 Então, disse saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela.
1 Samuel 31:5 Vendo, pois, o seu escudeiro que saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.

Publicado em junho 6, 2008, em Saul e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Saul tentou se matar mas, quem o matou foi um amalequita ( 2 Samuel 1.1-10 ).

  2. Os arqueiros atingiram a Saul, e ele, não querendo cair vivo nas mãos dos inimigos, pede a seu escudeiro que o mate com uma espada, como não foi atendido, pois o escudeiro se recusou a matar o seu rei, não lhe restou outra alternativa, pegou a própria espada e lançou-se sobre ela, morrendo em seguida. Assim, a morte de Saul foi por suicídio. I samuel 31:4

    A segunda versão diferente da morte de Saul, nós vamos encontrá-la em 2 Sm 1, 1-10, quando um homem dizendo-se amalecita relata a Davi a morte de Saul e seus filhos, da seguinte forma: “Eu estava casualmente no monte Gelboé e vi Saul apoiado em sua própria lança, enquanto os carros e cavalheiros se aproximavam. Saul virou-se, me viu, e me chamou. …Então Saul me disse: ‘Aproxime-se e mata-me, pois estou agonizando e não acabo de morrer’. Então eu me aproximei dele e o matei, porque eu sabia que ele não iria mesmo sobreviver depois de caído”.

    A terceira versão, da morte de Saul está narrada em 2 Sm 21, 12: “Então Davi foi pedir os ossos de Saul e de seu filho Jônatas aos cidadãos de Jabes de Galaad, que os tinham levado da praça de Betsã, onde os filisteus os haviam enforcado, quando venceram Saul em Gelboé”.

    Até aqui ficamos sem saber como realmente Saul morreu: suicidou-se? A seu pedido, um amalecita o matou? Ou será que foi enforcado? Três versões diferentes para um mesmo episódio.

    No primeiro livro de Crônicas (10, 1-12), é
    Nessa última narrativa, apesar de ela vir a coincidir com uma anterior, a causa da morte de Saul

    Eu estava pesquizando e achei esses versiculos que falam sobre a orte de Saul.

  3. Francy, Shalom,
    A terceira hipótese não existe! Veja o original em hebraico e sua tradução: 2 Sm 21:12 – “Então David foi e tomou os ossos de Saul e os ossos de Jõnatas, seu filho, dos moradores de Iavesh-Guilad, que os haviam furtado da praça de Bet-Shan, onde os filisteus os haviam pendurado, quando os filisteus feriram Saul em Guilbôa, e fez subir dali os ossos de Saul e os ossos de Jônatas, seu filho, e ajuntaram a eles os ossos dos enforcados.” – Veja: ” e ajuntarama a eles OS OSSOS DOS ENFORCADOS”, portanto Saul não foi enforcado!
    Ok?
    Na Graça de Yeshua HaMashiach

  4. gostei da resposta, tambem entendo assim que o rei saul se matou,mais o amalequita querendo se mostrar um servo fiel ao próximo rei inventou que o tinha matado;assim foi surpreendido pela sentença de morte!

  5. maria domingas soares pimenta

    eu acho que saul se suicidou e aqueli amelequita estava mentindo. por isso tambem foi morto

    • Irmã , onde esta escrito na biblia que o amalecta estava mentindo, não há nenhuma menção na biblia disso, alguns dias atras ouvi uma pregação do Pr. Jaime da Igreja da Graça e ele disse que realmente o amalecta terminou de matar o rei Saul. pois foi por não obedecer as ordens de Deus que dissera pra matar todos os amalequita e Saul desobedeceu as ordens trazendo consigo o rei dos amalequitas, saqueando o que seu povo tinha de melhor foi aí que começou Deus a se afastar do rei Saul. Que
      a Paz do Senhor seja contigo e toda sua familia.

  6. Walter Miranda

    As diferentes opiniões diante de um mesmo fato bíblico, nos leva a refletir sobre os cuidados que devemos ter ao querer interpretar a palavra de Deus.Vale ressaltar que devemos nos ater a essência da mensagem divina, ou seja: não devemos em hipótese alguma menosprezar os ungidos do Senhor.

  7. SAUL NÃO SE MATOU, POIS ÉRA UM UNGIDO DE DEUS, POIS SE TIVESSE O FEITO PERDERIA A SALVAÇÃO, ELE FOI MORTO POR UM AMALEQUITA QUE VENDO QUE ELE ESTAVA FERIDO DE MAIS E SABIA QUE ELE NÃO VIVERIA .
    2 Sm 1 :10 ARREMESSEI-ME SOBRE, POIS SOBRE ELE E O MATEI, PORQUE BEM SABIA EU QUE ELE NÃO VIVERIA DEPOIS DE TER CAIDO. TOMEI-LHE A COROA QUE TRAZIA NA CABEÇA E O BRACELETE E OS TROUXE AQUI AO MEU SENHOR.
    AGORA VEJAM O DIZ A PALAVRA DO PROFETA SAMUEL EM:
    1 Sm:31:9 CORTARAM A CABEÇA A SAUL E O DESPOJARAM DAS SUAS ARMAS; ENVIARAM MENSAGEIROS PELA TERRA DOS FILISTEUS, EM REDOR A LEVAR AS BOAS-NOVAS À CASA DOS SEUS ÍDOLOS E ENTRE O POVO.
    VEJAM QUE OS FILISTEUS QUANDO O ENCONTRARAM CORTARAM-LHE A CABEÇA E LEVARAM APENAS SUAS ARMAS, POIS O AMALEQUITA PEGOU A COROA DE SAUL E LEVOU-A ATÉ O REI DAVI, SE OS FILISTEU TIVESSEM ACHADO AINDA COM A COROA A TERIA LEVADO TAMBEM POIS NA MINHA VISÃO SERIA MAIS HONROSO PARA ELES. POIS O CAPITULO DE 2 SAMUEL CAPITULO 1 VEM PRIMEIRO DO QUE O CAPITULO 31 DE 1 SAMUEL. E ALEM DO MAIS DEUS SABE O QUE FAZ, SAMUEL FOI INPIRADO PELO SENHOR PARA NARRAR ESSA HISTORIA, JÁ OUVI FALAR MUITAS COISA SOBRE ESSE ASSUNTO MAIS PEDI ENTENDIMENTO PARA DEUS E ELE ME MOSTROU O QUE ESCREVI, PEÇA VC TAMBEM ENTENDIMENTO PRA ELE E ELE TE ABENÇOARÁ, SE ALGUEM TIVER OUTRA VERSÃO PUBLIQUE TAMBEM, POIS A BIBLIA É PARA SER ESTUDADA E NÃO CONTRARIADA.
    ABRAÇOS A TODOS E QUE A PAZ DO SENHOR JESUS SEJAM COM TODOS.

  8. SE prestarmos atenção as três versões faz parte da mesma historia, uma e continuação da outra.
    Não há contradição nenhuma, mas sim falta de entendimento de quem lê.

  9. É!!!
    espero encontra lo na gloria ,so isso de alguém que uma vez foi unjido pelo propio Deus

  10. Fernando Batista

    1 Samuel 31:3 Agravou-se a peleja contra saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu.
    1 Samuel 31:4 Então, disse saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela.
    1 Samuel 31:5 Vendo, pois, o seu escudeiro que saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.

    SAUL NÃO SE MATOU, POIS ÉRA UM UNGIDO DE DEUS, POIS SE TIVESSE O FEITO PERDERIA A SALVAÇÃO, ELE FOI MORTO POR UM AMALEQUITA QUE VENDO QUE ELE ESTAVA FERIDO DE MAIS E SABIA QUE ELE NÃO VIVERIA .
    2 Sm 1 :10 ARREMESSEI-ME SOBRE, POIS SOBRE ELE E O MATEI, PORQUE BEM SABIA EU QUE ELE NÃO VIVERIA DEPOIS DE TER CAIDO. TOMEI-LHE A COROA QUE TRAZIA NA CABEÇA E O BRACELETE E OS TROUXE AQUI AO MEU SENHOR.
    AGORA VEJAM O DIZ A PALAVRA DO PROFETA SAMUEL EM:
    1 Sm:31:9 CORTARAM A CABEÇA A SAUL E O DESPOJARAM DAS SUAS ARMAS; ENVIARAM MENSAGEIROS PELA TERRA DOS FILISTEUS, EM REDOR A LEVAR AS BOAS-NOVAS À CASA DOS SEUS ÍDOLOS E ENTRE O POVO.
    VEJAM QUE OS FILISTEUS QUANDO O ENCONTRARAM CORTARAM-LHE A CABEÇA E LEVARAM APENAS SUAS ARMAS, POIS O AMALEQUITA PEGOU A COROA DE SAUL E LEVOU-A ATÉ O REI DAVI, SE OS FILISTEU TIVESSEM ACHADO AINDA COM A COROA A TERIA LEVADO TAMBEM POIS NA MINHA VISÃO SERIA MAIS HONROSO PARA ELES. POIS O CAPITULO DE 2 SAMUEL CAPITULO 1 VEM PRIMEIRO DO QUE O CAPITULO 31 DE 1 SAMUEL. E ALEM DO MAIS DEUS SABE O QUE FAZ, SAMUEL FOI INPIRADO PELO SENHOR PARA NARRAR ESSA HISTORIA, JÁ OUVI FALAR MUITAS COISA SOBRE ESSE ASSUNTO MAIS PEDI ENTENDIMENTO PARA DEUS E ELE ME MOSTROU O QUE ESCREVI, PEÇA VC TAMBEM ENTENDIMENTO PRA ELE E ELE TE ABENÇOARÁ, SE ALGUEM TIVER OUTRA VERSÃO PUBLIQUE TAMBEM, POIS A BIBLIA É PARA SER ESTUDADA E NÃO CONTRARIADA.
    ABRAÇOS A TODOS E QUE A PAZ DO SENHOR JESUS SEJAM COM TODOS.

    Eu sou um Cristão Evangélico, e acredito neste assunto publicado que a Biblia, jamais pode ser contrariada, dizendo o dito por não dito porque toda a a escritura foi inspirada por Deus usando homens fieis, e santos, como está escrito. 2 Pedro 1:21 e 2 Timóteo 3:16
    Portanto digo que o Rei Saúl, morreu não foi com a espada do suicìdio que quis fazer mas sim pelo Amalaquita porque se encontava muito ferido, e tudo terminou ai nesse campo de batalha muito rápido.
    Abraços e que o Senhor nosso Deus dê entendimento, e compreênsão, aos indoutos ,e descrentes , que querem transtornar o bom evangelho de Jesus Cristo e sua palavra.

  11. se analisarmos a cronologia dos fatos veremos que é possivel, primeiro em desespero por temor saul atentou contra sua vida porem DEUS não deixou que morresse segundo veio o malequita e o matou e levou a coroa para o rei davi e por fim ao capturarem os corpos penduraram . a palavra de DEUS e perfeita.

  12. claro que foi suicidio, mesmo o amalequita o matando + ele ja tinha tentado, só não conseguiu terminar, mas a intenção do coração e q manda, se até em pensamentos nós pecamos!!

Deixe um comentário

